Le Editorial * 224 por Mami

Eis a breve análise social aos dois tipos de pessoas vivem nesta cidade sem Mancha, neles tudo principia e finda, apresentamos… “Os Dom Quixote e os Sancho Pança.” Os Dom Quixote, sujeitos em tudo espirituais, cavalgam numa numa ardente demanda estética, seja a apanhar o autocarro para Odivelas seja a cortejar as Dulcineias de Chelas. Já os Sancho Pança, fulanos assaz materialistas, dados ao prazer e ao fazer, rebolam pela colina a pé, ávidos de loucuras com as Dulces do Cais do Sodré.

Ainda que diferentes como um par de olhos tortos, mais amigos que eles não há, caminhando, um alcançando as estrelas, outro farejando a rua, por essa Lisboa ainda tão (romanticamente) nua.
Porque a verdade é que sem Dom Quixotes não teríamos os secretos miradouros, os verdejantes édens municipais, as exposições de vanguarda, as peças de teatro arrojadas, os ciclos de cinema intelectuais.
E sem Sanchos não teríamos os bairros típicos, as comezainas, as gargalhadas, as festas rijas e concertos que tais. Se um plantou a Alface o outro decidiu temperá-la. Sem eles não havia Le Cool, nem Lisboa. E tu, já sabes qual deles és?

Sem comentários:

Enviar um comentário