Le Vitória 7


Mancora. Norte do Peru. Sol e praia. Aqui comeca o primeiro passo para aquela que será a minha segunda viagem na América do Sul. Penso em tudo o que deixo para trás, mesmo sabendo que em pouco tempo estarei de volta. Estou curiosa também, no que os próximos dois meses terão reservados para mim.

Casco Viejo, Cidade do Panamá. A suar. Bem-vinda à América Central. Passeio pelas ruas do bairro antigo. Casas lindíssimas de arquitectura colonial, deixadas ao abandono numa cidade com um potencial enorme. Observo o Canal do Panamá e do outro lado há prédios e arranha-céus em demasia, cada um competindo a ver qual será o mais alto. Ao virar duma esquina espreito e vejo uma igreja. Entro e sento-me a escutar o silêncio. De repente, olho para o meu lado esquerdo e vejo-te a passar. Saio a correr para a rua e chamo pelo teu nome. Assim que virares as costas, sei que esse será o momento. Os meus olhos procuram os teus e quando olho, em ti vejo desejo, mas em mim não. Cada um diz adeus e segue viagem com um nó na garganta e aquele vazio no estômago. Agora sei que tu não foste a razao pela qual eu tinha que aqui estar.


Boquete. Uma cidade pequena na montanha, onde a cultura do café e o vulcão Barú sao os atractivos turísticos. Bocas del Toro. Um arquipélago onde o turismo nao tem limites. Água cristalina, areia branca e palmeiras a cair sobre a beira do mar. Aqui encontro-me com um amigo português, que anda a viajar desde o México a promover um espectáculo de marionetas tradicionais - o teatro Dom Roberto. Seguimos viagem para visitar outro amigo português que vive em Portobello, Cólon.

Portobello. Património da Humanidade. Uma comunidade africana descendentes do Congo. Uma pequena pérola virgem em informação e formação, caída no esquecimento à beira das Caraíbas. De momento uma fundação espanhola aposta na difusão da cultura popular congolesa oferecendo aos miúdos e graúdos, aulas de música, pintura, danca, construção de tambores entre outros. Chama-se “La Escuelita del Ritmo”, da Fundação da Bahia de Portobello e aos poucos julgo que será o empurrão que esta gente precisa, para ganharam mais confiança na sua cultura. Aqui estamos nós, três amigos portugueses reencontrados a partilharem as suas histórias.

Nos entretantos, resolvo questões do passado que estavam pendentes no meu coração. Sorrio, porque apenas os bons momentos vêm ao de cima, e já nao há espaco para o rancor. Leve, feliz e mais mulher, sinto que tenho o coração preparado e livre para amar, tanto ou mais quanto já amei.

Viajem. O mais que possam. Nunca é tarde demais para o que realmente vale a pena. Viajem fora da Europa. Alarguem outros horizontes, conheçam outras culturas, atirem–se para o desconhecido, por mais que sintam o medo como um estomago colado âs costas. Sentados à espera que as coisas aconteçam. A vida é feita de coisas simples. Acredita em ti e arrisca. Hoje em dia prendemo-nos a estereótipos sociais que nem sequer foram criados por nós, e senão vamos de encontro a essas expectativas, entramos em frustração e stress. Há tantos lugares lindos e pessoas diferentes neste mundo à nossa espera. Ainda para mais, nós portugueses que temos o espírito  aventureiro entranhado nas veias, e agora que fazemos nós? Queixamo-nos e continuamos sentados à espera que as coisas aconteçam.

Neste meu percurso reconheço os amigos que fiz. O facto de sabermos que mais tarde ou mais cedo cada um seguirá viagem faz-nos ponderar antes de falar e tentar desbundar de cada momento. A essência da partilha torna-se mais urgente. Porque cada segundo conta como se o amanhã não existisse.

Obrigada aos amigos que deixei temporariamente em distância, mas que estarão sempre presentes no lado esquerdo do meu peito e que para eles todas as palavras seriam demasiado redutoras. Obrigada aos que acrescentei no meu coração, durante este meu percurso, e que sei que serão especiais e grandes, senão eternamente, mas infinitamente.

Mandi (Austrália), uma companhia sem igual, com tantos segredos partilhados entre vinho e cigarros. Bianca (Peru), de uma energia inesgotável e contagiante, para além de uma exímia desenhadora de mapas; infinitas histórias e gargalhadas partilhámos. Sandra (Peru), admiro a sua pureza e paixão pela vida, das pessoas mais generosas que conheci até hoje. Rob (Inglaterra, Jamaica), um sorriso e um brilho nos olhos único, aquele irmão que sempre quis ter, que me mostra o poder da reflexão e a saber equilibrar a minha bondade, John (Inglaterra), uma sabedoria sem fim, com uma alegria e força de viver impressionante, e uma doçura nas palavras que só ele sabe ter, Pepe (Espanha), a paixão pelo cinema, pelas crianças e por Lisboa foi o que nos aproximou, uma pessoa que me mostrou como realmente a vida é feita de coisas simples, Abel (Peru), que me mostra um Peru orgulhoso e um Cusco místico melhor que ninguém, Kathleen (Estados Unidos), uma ingenuidade combinada com um espírito forte e sem preconceitos e um sentido de humor fora de série. Obrigada à minha mãe, que me dá a forca e os conselhos que preciso nesta minha viagem nao só de fora para dentro como de dentro para fora, sem ela os meus passos jamais seriam tão conscientes, posso dizer que tenho a melhor mãe do mundo. Obrigada família por cuidarem dela, tal qual ou melhor do que eu esperava. Obrigada ao meu pai, que depois de tantos anos de ausência agora esforça-se por ser o pai que nunca foi e tem sido o melhor guia turístico nesta minha viagem. E como não podia deixar de ser, obrigada aos que me acompanham, sejam eles amigos, conhecidos ou apenas curiosos. E claro, obrigada Rafa, por
acreditares em mim.

“E eu poderia suportar,
embora não sem dor,
que tivessem morrido todos os
meus amores, mas enlouqueceria
se morressem todos os meus amigos!

A gente não faz amigos, reconhece-os”, já dizia o preto mais branco do Brasil.

Depois de tanto encontro, desencontro e reencontro no Panamá, despeço-me da América Central com nostalgia e alegria, agora, rumo à América do Sul : Colômbia aqui vou eu.

Links
http://marionetasjoaocosta.wordpress.com
http://www.imbofoto.blogspot.com
http://www.elotrolado.com.pa/webes/?page_id=772
http://www.youtube.com/watch?v=iALugqI3Gdo

Sem comentários:

Enviar um comentário