Le Crónica por Eduardo Condorcet

Joaquim Paulo Nogueira e o realizador Jorge António pareceram não ter dúvidas, quando há 20 anos encenaram a primeira peça juntos, "daqui a vinte anos encenamos outra". Meu dito, meu feito e o resultado é 3 Actores à Procura de um Papel, a peça que trazem ao Teatro da Comuna de 19 a 20 de Janeiro. Neste texto, Oceana Basílio, Ângelo Torres e João Cabral, trazem à cena três atores que entram para uma sala para realizarem um casting público.

Uma voz off explica o jogo e as regras: os atores vão ter de entrar em cinco cenas, onde representam personagens diferentes que lhes são atribuídas em segredo.

Ao longo do tempo em que estão juntos vão começar a cruzar as suas histórias de vida e a sofrerem influência dos personagens que representam. Cada história manifesta o seu traço de contemporaneidade, apontando os autores a mira à precariedade, ao terrorismo, às doenças terminais ou à identidade sexual.

Neste trás para a frente de performance teatral o texto flui ágil prendendo o espetador às diversas histórias contadas, mesmo se, não cedendo à facilidade, as transições serem por vezes alargadas misturando-se muito do material das "improvisações encenadas" com as emoções dos atores/personagens em palco. No final, não sabemos inteiramente o propósito desta sessão de casting (afinal para que é o papel em disputa) ou acerca da instituição que está por detrás da voz do altifalante. Subentende-se o establishment, as constrições da vida ou a própria vida em si. Com este recurso cénico, a atenção do espetador não deriva para a desconstrução social ou política, mas mais para o campo do veste-despe de trajos e emoções que é matéria da prática teatral.

onde
Teatro da Comuna, Praça de Espanha
mapa de localização

quando
5ª, 6ª e sáb às 21h30, dom às 16h | Até 2 fev

quanto
10€

__ __

* Originalmente publicado a 26 de Janeiro de 2012, na Le Cool Lisboa * 324

Sem comentários:

Enviar um comentário