Le Entrevista a Bruno Simões (Phantasticus) por El Rafa


Gostava que te apresentasses pessoalmente e falasses da tua relação com o Phantasticus!

Sou sócio gerente da produtora de eventos Free Music, entidade promotora deste festival.

Já de si é fantástico que exista tão boa proposta fora do eixo centro-cidade. Gostava que desenvolvesses isto, a da vida cultural fora do polo Lisboa, um pouco mais. Sem deixar de fora frustrações e ambições. Querem servir de contraponto a um Fantasporto no Sul ou a um MOTELx na outra margem ou a comparação é nonsense? O Phantasticus! quer ser e é um Festival do fantástico ou tem mais dentro dele?


Almada, embora seja uma cidade que se encontra bastante próxima de Lisboa, tem uma vida cultural muito própria, desconhecida pela maioria das pessoas.



Ao contrário da ideia que se tem de ser apenas um dormitório, a margem sul há muito que se tem afirmado como um ponto importante de paragem para o entretimento noturno e não só. Exemplo disso são os inúmeros locais para música ao vivo, teatros e discotecas.

Relativamente à realização deste Festival, nunca foi nossa intenção torná-lo um concorrente de outros festivais de cinema, embora seja fácil de depreender isso pelo seu nome e designação. Basta ver que isto não é um Festival de Cinema, é sim, e acima de tudo, um Festival de Artes multidisciplinar. A componente mais forte, neste edição, nem sequer é o cinema mas sim a música, com grande destaque para o que de melhor se faz na música nacional.

Agora o mais importante, o Phantasticus! É possível correr um pouco do programa fora da programação? Ou melhor, o que seria recomendável a alguém que pudesse apenas assistir em parte ao festival. E a quais destaques é mesmo imperdível assistir? Abre-me esta Caixa de Pandora.

Sou suspeito para falar sobre a programação porque acho que todos os dias têm os seus pontos fortes de interesse, embora também entenda que, para a generalidade das pessoas, existem dias com que se vão identificar mais do que outros.

A programação foi bastante cuidada e distribuída pelos diversos dias, havendo concertos e cinema todos os dias. Dia 31 de outubro, dia do arranque do Festival, promete dar ao público a melhor noite de Halloween do país, com um filme de culto, um concerto único e muito especial dos Bizarra Locomotiva e uma atuação energética dos Ninja Kore em formato banda, que no final da noite se vai transformar em Dj Set para animar o público até ao encerramento.

No dia seguinte, para além dos filmes, dos grandes stone rockers nacionais Miss Lava, acompanhados pelos britânicos Alternative CarPark, gostaria de realçar uma edição muito especial do ShortCutz Lisboa com exibição de 6 excelentes curtas-metragens. 6ª feira é o dia dedicado ao metal, com um filme de culto a dar início à noite, seguido de 3 grandes concertos de bandas nacionais, Crossed Fire, Shadowsphere e We Are The Damned.

O último dia protagoniza um encerramento com chave de ouro com espetáculos dos Capitão Fantasma e Dead Combo, seguidos de 3 grandes clássicos do cinema de terror.

Gostava que desenvolvesses mais o que são as Workshops de Performances de Freak-show/ Bizarre. E o mural da Ema Gaspar será criado no momento, em tempo real do festival? Como é que a artista vai recorrer aos filmes em exibição ou terei mesmo que ir até ao Cine Incrível (já agora, o nome é mais do que apropriado)

André Santos, o nosso performer de Freak Show, vai andar pelos 4 dias do festival a espalhar o terror, essencialmente nos intervalos dos filmes e dos concertos. Quem fôr corajoso o suficiente pode aprender a fazer grande parte destas performances de Freak Show / Bizarre, num workshop fora do normal, durante a tarde de 6ª feira, dia 2 de novembro. A artista Ema Gaspar vai criar um mural, inspirado nos filmes do Festival, em tempo real durante os 4 dias deste evento. Gostaria de realçar igualmente o workshop de caracterização e make up effects da Sincolour, destinado às pessoas que queiram ganhar competências em caraterização dentro do universo fantástico e de terror. Este workshop só ocorre 1 vez por ano.

E agora, em jeito de convite que até pode ser bem emotivo, gostava que lançasses um pedido a que comparecessem no Phantasticus!

Este festival é para todas as pessoas que gostem de conhecer coisas novas. São 4 dias recheados de muita emoção, muita música, muito cinema, e é acima de tudo uma montra do que melhor se faz a nível nacional dentro do vasto universo das artes. São 9 concertos, 7 longas-metragens, 6 curtas-metragens, workshops e muitas surpresas pelo meio. Quem estiver presente, certamente irá querer voltar para o ano.

_
Phantasticus II : http://www.phantasticus.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário