Le Entrevista à a Quinta à Quarta por Rafa


Porquê a Quinta à Quarta e não Quinta Dimensão? Ou Quarta à Quinta? É de andarem sempre em quinta aquando das entregas? Agora fora trocadilhos numéricos, como começaram o projeto e o que as levou a optar por entregas ao domicílio de produtos biológicos - ou, em outras palavras - apresentem-me A Quinta à Quarta.


A Quinta à Quarta é um serviço de entrega ao domicílio de produtos frescos (legumes, frutas e ervas aromáticas) de agricultura biológica. Os produtos são apresentados num cabaz, cuja seleção varia semanalmente.

Sempre acreditámos no modo de produção biológico como forma de promover o aumento da biodiversidade e da qualidade de vida. Adicionalmente, o consumo destes produtos promove a saúde, pois permite usufruir plenamente das qualidades nutritivas de cada alimento, e enriquece a experiência alimentar, valorizada pelas reais características dos produtos, como o cheiro ou o sabor.



O projeto nasceu (há 2 anos) do nosso contacto com produtores nacionais de agricultura biológica. Reconhecíamos a enorme qualidade dos seus produtos, enquanto assistíamos à sua dificuldade em valorizá-los e fazê-los chegar ao consumidor. Tal como os nossos clientes gostávamos de ter acesso a produtos biológicos, da época, nacionais e saborosos, sem deslocações, sem perder tempo em supermercados e com uma seleção equilibrada para os gastos da semana. Iniciámos então o serviço, procurando rentabilizar as entregas que os produtores já faziam em Lisboa, reduzindo também assim a pegada ecológica do serviço que prestamos. Muito além do fim comercial, a Quinta à Quarta tem um propósito de valorização dos produtos biológicos nacionais, promovendo o seu desenvolvimento e consumo.

Quem são as duas caras que triangulam a Quinta à Quarta, por que outros mundos profissionais/artísticos se revolvem?

Somos conhecidas por “As Pessoas”. Uma é do Alentejo, a outra é de Lisboa. Uma é de 84, a outra de 74. A Inês é designer (produto/packaging) e produtora. A Rita é formada em antropologia e é gestora de projetos culturais.

Conhecemo-nos algures, em 2009, quando trabalhámos juntas na Experimenta. O que nos uniu foi o interesse pela cultura portuguesa e pelos produtos nacionais, e o respeito pela Natureza. Tínhamos origens diferentes, vivências diferentes, idades diferentes mas a mesma vontade de mudar o mundo. Pelo menos, o nosso. A Quinta à Quarta nasce com uma amizade, muitas ideias e vontade de fazer.

N’a Quinta à Quarta, a Inês trata da comunicação e imagem e a Rita assegura a logística. Mas, na verdade, é sempre tudo pensado e executado em conjunto.


Como funciona se - exemplificando - eu quiser uma sopa especial? Ou uma salada - digamos, improvisando - de produtos biológicos vermelhos? Comentem-me cabazes e entregas, produtos e possibilidades e, se entretanto, já foram estabelecendo laços de amizade com os produtores que vos abastecem.

A Quinta à Quarta propõe sempre dois tipos de cabazes – normal (até 13 produtos com cerca de 5kg) e mini (até 7 produtos com cerca de 3kgs) –, mas também dá ao cliente a possibilidade de personalizar a sua encomenda, escolhendo as quantidades e tipologias de produtos pretendidos.

Em 2011, a pedido de várias famílias, lançámos a série de edições especiais – Especial Sopa e Especial Fruta, sempre com produtos da época e nacionais! Os clientes gostaram e já estão pensados mais “Cabazes especiais” para o próximo ano.

As entregas são efetuadas na zona da Grande Lisboa (Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Odivelas, Oeiras, Sintra).

Durante o fim-de-semana, compomos e publicamos os cabazes da semana seguinte. As encomendas são efectuadas por e-mail até 2ª feira às 19h e as entregas são feitas na 4ªfeira, das 16h-21h. A Quinta (chega) à Quarta!

O que vos falta agora para expandir esta ideia - já têm outros mercados/produtos em vista?

Neste momento, o que nos falta é uma “mãozinha financeira” e menos burocracia e custos fixos associados às PME. Não conseguimos crescer porque a “carga fiscal é areia a mais para a nossa camioneta”.

Para conseguirmos concretizar o que pretendemos, procuramos um espaço com preços acessíveis, alguém que queira partilhar uns m2 connosco e com as nossas caixas, e uma viatura à séria!

A Quinta à Quarta está numa fase interessante. Novos produtos, mercados, campanhas, parceiros, como dissemos, ideias não faltam. Há muitas novidades na calha e estamos entusiasmadas.

Agora Lisboa - o foco do nosso magazine - beneficia a cidade com uma proximidade maior ao mundo saudável da agricultura biológica?

Embora tenham aparecido, em Lisboa, várias superfícies onde é possível comprar produtos biológicos, o que nos deixa muito contentes porque o nosso objetivo é incentivar o consumo regular de produtos nacionais de agricultura biológica e desmistificar o mito criado à volta do preço destes produtos, consideramos que o nosso serviço é prático e cómodo para todos as pessoas que não têm tempo, ou paciência, para procurar produtos de qualidade.

Com este serviço, os nossos clientes podem desfrutar de mais tempo livre de qualidade, fora de uma superfície comercial. Fazer chegar a casa um leque de produtos biológicos de várias zonas do país, sem qualquer deslocação, apenas através de e-mail ou telefone, entregue à porta, por uma cara simpática, disponível para dar sugestões, dicas de utilização de produtos e responder a qualquer dúvida, ao vivo e a cores, é muito mais fácil, prático e humano.

Especificamente sobre o consumo de produtos biológicos, não só a cidade, mas todos beneficiam. Há um respeito pela natureza/biodiversidade/terra e pelos homens, subjacente a este modo de produção.

Tanto pelos homens/populações que produzem estes produtos, que beneficiam da preservação dos seus territórios e de modos de produção equilibrados e sustentáveis, como pelos homens/populações que os consomem, que beneficiam de todas as suas características nutritivas, cheiro e sabor. As opções de consumo que fazemos no dia-a-dia têm implicações. Não podemos ignorar isso. Acreditamos que a opção por produtos biológicos de origem nacional, para além de promover a preservação da natureza do país, promove a nossa qualidade de vida, tanto do ponto de vista da saúde, como do ponto de vista do desenvolvimento social e económico.

Elejam o vosso espaço (ou momento) preferido de Lisboa.

Há tantos! Mas as entregas d’a Quinta à Quarta já nos desvendaram sítios incríveis, totalmente improváveis! O que se esconde por trás de cada porta, portão ou muro desta cidade é quase um mundo à parte, uma segunda cidade, interior. Por razões óbvias, os halls das casas também são espaços preciosos, que nos dizem muito sobre esta cidade.

_
Links

Sem comentários:

Enviar um comentário