Le Entrevista a Ana Duarte Carmo (Le Cool Team) por Rafa

És certamente uma apaixonada da cidade, pois claro, o que te agrada mais ao fazer uma descrição de Lisboa?

A verdade é que trago Lisboa no coração. Agora estou a viver em Nova Iorque e sabe ainda melhor descrever Lisboa a quem por nunca lá passou - descrever as ruas, os cheiros e as pessoas do lugar de onde venho. Contar-lhes como é bonita a luz, o rio e as colinas. Mostrar-lhes a música e o cinema que lá se faz e convencê-los, por fim, com as comidinhas que irão provar. Dizer-lhes como Lisboa consegue ser antiga, cosmopolita e uma pechincha tudo ao mesmo tempo. E depois ter de lhes explicar porque é que a deixei para trás, mas poder dizer-lhes que por ser tão apaixonada por ela, escrevo textos à distância para a sentir mais perto. 
E por onde passarias um fim de semana de perfeição na cidade?

Um dos cenários possíveis é acordar no Príncipe Real no sábado, tomar o pequeno-almoço numa esplanada, ir ao mercadinho no Jardim, almoçar junto ao rio e passar a tarde no Miradouro da Senhora do Monte - onde ficamos a ler um livro, enquanto comemos sortido húngaro da pastelaria da Graça. À noite ir ao teatro e acabar com um sushi no Estado Líquido ou uma conversa no Paródia. No dia seguinte, voltar a acordar no Príncipe Real, beber um sumo de laranja e guiar até ao Guincho para ver o mar, mas voltar logo logo a Lisboa para ir ao Jardim das Conchas brincar com a minha sobrinha e relaxar, conversar, brincar e conversar, até ao pôr do sol. E terminar com um jantar numa tasquinha do Bairro Alto. Mas em Lisboa o que é bom mesmo é deixar o dia acontecer e surpreender-me. 

Fala-se de lisboeta dos sete costados e de alfacinhas de gema. Mas parece que toda a gente é de fora de Lisboa - as férias provam-no. Lisboa é de todos e todos são de Lisboa ou a cidade deve ter muralhas que a separem do mundo de fora?

Lisboa é de todos os que a quiserem como sua. E daqueles que não a querem, mas não conseguem esquecer os seus encantos. 

Achas que é má política dizer que Lisboa é a melhor cidade do mundo? Ou a má política só os políticos a fazem e dizer isso de Lisboa é ser generosamente tendencioso?

Má política é mesmo só no mundo das politiquices. Eu não tenho uma cidade preferida, mas tenho lugares e momentos preferidos em cada uma das cidades por onde passei. Em Lisboa tenho uma coleção deles.

Qual o teu favorito local secreto de Lisboa?

Não sei se é muito secreto, mas acho que toda a gente devia ir ver os painéis de azulejos ao Bairro Estrela d'Ouro, na Graça. Para mim tem um encanto especial porque era onde brincava e jogava às escondidas quando era minúscula, mas a história do Bairro encanta-me. E o miradouro da Senhora do Monte está mesmo ali ao lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário