eu fui à ‪‎FEIRA da LADRA‬ hoje

eu fui à ‪‎FEIRA_da_LADRA‬ hoje 1 ► Bem é que uma andorinha só, não faz Verão. E por isso atestei-me de duas, recortadas a bisturi e suor e polidas a grosa de um vinyl pelo Sr. Francisco. O disco? Um dos Ministars, de 82.

eu fui à ‪‎FEIRA_da_LADRA‬ hoje 2 ► não é um astrolábio, nem me vai guiar por essas noites (Diogo) cão. Mas dá para me orientar um pouco no emaranhado de constelações que os antigos traçaram nos céus. Ursa Maior?

eu fui à ‪‎FEIRA_da_LADRA‬ hoje, 3 ► Uma família qualquer que pode muito bem ser a minha. Ou a tua, ou a de outr@ alguém qualquer. É um parentesco ao calhas, sorridente a pé e em altura. Verão (?), sombreados e estampados em Monsanto (?), em piquenique temperado a jogos, quem sabe? Preenche a história da família _____ a teu gosto. __ de ___ de 19__ No verso apontado apenas «prova» e fiquei na mesma. 

eu fui à ‪FEIRA_da_LADRA‬ hoje, 4 ► uns restos de LEGO pelo chão, recolhidos, assemblados, unidos, num gesto de transformer em passa-tempo. E, adivinha, sem gastar tusto, pois eram umas míseras peças no caminho.

eu fui à ‪FEIRA_da_LADRA‬ hoje, 5 ► e encontrei uns assim, embalados e tudo. Faz-te recordar algo, sem bandas no nome? 

eu fui à FEIRA_DA_LADRA hoje, 6 ► e, na peregrinação entre mantas, chãos e bancas dispostos ao dará pelo Campo de Santa Clara, encontrei um caderno de trabalhos manuais. Sabes, daqueles com folhas de lustro coloridas. Um clássico. Entre dobras e cortes, vales e montanhas, eis para o que me deu. Lisbogami. 

eu fui à FEIRA_DA_LADRA hoje, 7 ► se vais de quando-à-vez à Feira, se lhe visitas as montras espalhadas pelo chão e toalhas uma vez ao sei lá ou mesmo se nunca rumaste ao Campo de Santa Clara, não saberás. Mas mesmo plantas, verdes e flores se vendem naquela Feira franca. Francamente.

eu fui à FEIRA_DA_LADRA hoje, 8 ► Voltar da Feira de mãos a abanar equivale ir a Berlim e não trazer um naco do muro ou ir a Roma e não botar a pestana em cima do Francisco. Se bem que, de Berlim, um coto duma obra possa carregar o mesmo significado. E, de Roma, acredito mais que a expressão se refira à comida, porque a papa do Lazio é maravilhosa (o Gnocchi, hmm). Ora, já ir à Feira e não trazer nada é que é grave, nem que seja um toco de azulejo e uma velha Gorila. Que até se «mastiga» num boneco. 

eu fui à FEIRA_DA_LADRA hoje, 9 ► Continuo na minha recolha de sobras pelo chão da Feira. E depois dá nisto, um toque de Poska, um retoque de corrector e os estarolas (uns quaisquer) fazem-se gente.

Sem comentários:

Enviar um comentário